CONTACTOS | INDÍCE
» Localização
» A erupção de 1998-2001
» Missões ao local
(Missão Ávila Martins)
(Missão Serreta 2002)
» Mar de Pedras
» Vulcanismo histórico na zona
» Links relacionados
 
» Vulcanismo (geral)
» Vulcanismo submarino
» Pontos Quentes
 
» Tecnologias
 
» Livros
» Sítios
 
» Pergunta a um geólogo
» Perguntas e Respostas



» Sítios

Sítios de interesse para o ensino das ciências da Terra

Sítios Portugueses

>GEOPOR
É uma rede de informação no domínio das ciências da Terra, produzida por portugueses e dirigida a geocientistas, professores, estudantes e todos aqueles com interesse em geologia. O Geopor tem disponível um fórum acessível a todos os utilizadores, que se encontra dividido em temas sempre relacionados com as ciências da Terra.
Procurando desenvolver uma vertente de ensino-aprendizagem, o Geopor criou o Geopor na Escola
que pretende ser um auxiliar para os professores e alunos de geologia. Aqui encontram-se informações sobre os cursos de geologia nas universidades portuguesas, sugestões de saídas de campo, visitas de estudo, propostas de actividades experimentais e uma base de dados fotográfica de aspectos geológicos existentes em Portugal.

>Geologia no Verão
A “Geologia no Verão” é uma campanha nacional de divulgação da geologia, promovida pelo programa “Ciência Viva”, que proporciona à população em geral oportunidades de observar fenómenos geológicos e contactar directamente com especialistas das ciências da Terra.

>Mocho
O “Mocho” é um portal português de ciência, educação e cultura científica. Foi criado pelo Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra e tem como objectivo principal difundir informação sobre ciência para o grande público, em geral, e para a população escolar, em particular. Na secção"Ambiente" disponibiliza uma lista de sítios de interesse sobre geologia e oceanos.

>SEMAPP – Science, Education and Marine Archeology Program in Portugal
O SEMAPP é um projecto científico que congrega instituições americanas e portuguesas e que aborda temas relacionados com a arqueologia, a biologia e geologia marinhas, bem como aplicações tecnológicas para estudar os oceanos.

>MAR-ECO Project
O MAR-ECO é um projecto piloto enquadrado no programa Census of Marine Life, que desafia a comunidade científica a explorar a diversidade da vida animal associada à vasta área montanhosa no Atlântico, a crista média-atlântica entre os Açores e a Islândia. O projecto, que terminará em 2008, vai dar especial atenção à comunicação interactiva entre os cientistas do projecto MAR-ECO e o público, nomeadamente as escolas, através de várias actividades que permitem conhecer como se faz a exploração do fundo do mar.

Sítios estrangeiros

>Eruption
Eruption é uma simulação interactiva de uma erupção vulcânica concebido para computadores Macintosh. O principal objectivo desta simulação é envolver os alunos em questões de defesa civil, contribuindo para proteger, tanto quanto possível, as comunidades que habitam perto do vulcões.

>Volcano World
Sítio educativo dedicado ao vulcanismo. Apresenta descrições de vários vulcões e das erupções currentes, disponibiliza lições sobre vulcanismo para vários níveis de ensino.

>Bridge – Ocean Sciences Teacher Research Center
Excelente website para professores de Ciências Naturais. Contém planos de aulas, jogos e outras actividades para vários níveis de escolaridade.

>Jason Project
Trata-se de um programa multidisciplinar que cria materiais para alunos e professores. O projecto explora o planeta Terra e revela os seus mistérios através de actividades curriculares e ferramentas multimedia que levam a aventura e a excitação da descoberta para a sala de aula.

>How Volcanoes Work
Este sítio é um recurso educacional que descreve a ciência subjacente aos vulcões e a outros fenómenos geológicos. É, essencialmente, dirigido a estudantes universitários e a professores de ciências da Terra.

>NOAA Education Resources
Excelentes recursos pedagógicos para professores e para alunos de vários níveis de escolaridade (básico, secundário e superior) sobre oceanos, alterações climáticas, tempo, espaço e planeta Terra. Inclui uma lista de sítios sobre estes temas destinados ao público em geral.

> NEMO Explorer (New Millennium Observatory)
O NeMO é um projecto que estuda as interacções entre os fenómenos vulcânicos, a química e a biologia numa área dinâmica das cristas oceânicas, utilizando tecnologia de ponta. Este projecto faculta a oportunidade de partilhar a actividade de investigação a professores, alunos e público em geral. Para além do diário daquelas expedições, estão também disponíveis actividades criativas para utilizar na sala de aula, vídeos e animações.

>Ocean Adventure – Welcome Aboard!
Neste sítio, concebido para as escolas e público em geral, é possível participar numa viagem virtual às fontes hidrotermais, a cerca de 2225 metros de profundiade, a bordo do submarino Alvin do Woods Oceanographic Institute (E.U.A.). Existem excelentes descrições destes ambientes: o que são, como são estudadao, qual a sua importância, qual a geologia e biologia que lhes estão associadas, etc. Inclui um fórum de discussão, um questionário on-line e actividades educacionais.

>NOAA OceanExplorer
Este recurso educativo é dirigido a todos aqueles que desejam conhecer e penetrar na excitação que é descobrir os fundos oceânicos. O sítio disponibiliza informação sobre as explorações científicas NOAA no Oceano Pacífico, bem como uma série de actividades pedagógicas relacionadas com o ambiente marinho. É possível, através deste sítio, seguir as explorações em tempo real, saber mais sobre as tecnologias utilizadas na exploração do oceano, observar a fauna e flora em galerias multimedia, etc.

>Research and Education: Volcanoes, Exploration and Life (REVEL)
Projecto interactivo que liga a ciência e a educação nas escolas. Iniciado em 1996 pela Universidade de Washington (em Seattle, E.U.A.) explora a relação entre os vulcões e a vida, envolvendo professores e alunos em questões actuais. Professores de ciências do ensino básico e secundário são seleccionados para participarem em missões no mar aos vulcões submarinos e transmitirem aos alunos o trabalho científico. O principal objectivo é mostrar como é feita a ciência in situ, a fim de os educadores explorarem novas formas de ensino que cativem as novas gerações para as áreas da geologia e oceanografia.

>Extreme Missions
Esta é uma página interactiva, mantida pela Universidade de Delaware (E.U.A.) que divulga as expedições às fontes hidrotermais do Pacífico, realizadas desde o ano de 2000 em cooperação com escolas básicas e secundárias. O sítio disponibiliza actividades para usar nas aulas, assim como documentários, vídeos e fotografias.


>Volcanoes of the deep sea
“Volcanoes of the deep sea” é o nome de um filme sobre os fundos vulcânicos do oceano profundo. Neste sítio encontram-se descrições das expedições efectuadas aos vulcões submarinos nos oceanos Pacífico e Atlântico para realizar o filme. Contém imagens e pequenos excertos do filme e disponibiliza um guia de actividades educativos para alunos do ensino secundário que são adaptáveis ao ensino básico.

>Dive and Discovery
É um sítio de aprendizagem interactiva que envolve alunos na excitação da descoberta e exploração do fundo do mar. Nesta página podem ser explorados os vulcões submarinos, as fontes hidrotermais, as black smokers, bem como as criaturas bizarras que povoam os fundos marinhos. É possível acompanhar a actividade de missões científicas nos oceano Atlântico, Pacífico e Índico, à medida que ela progride: diários de bordo, fotografias, vídeos e correspondência por email com os cientistas a bordo, permitem um envolvimento directo.

>AMNH Expeditions to the Black Smokers (American Museum of Natural History)
Uma emocionante viagem às chaminés negras do fundo do oceano! Este sítio descreve a vida nos extremos e disponibiliza jogos didácticos e outros recursos para as aulas de ciências naturais.

>Classroom@sea
Esta página pretende levar a ciência dos mares para a sala de aula através da participação de professores do ensino básico e secundário em missões no mar. Os professores, directamente envolvidos nas actividades de investigação, são responsáveis por reportar para a sala de aula a ciência que está a ser levada a cabo no mar.

>EurOcean (European Centre for Information on Marine Science and Technology)
Portal que reune informação relevante em ciência e tecnologia marinhas na Europa. O portal encontra-se organizado por categorias disponibilizando, na categoria Education, uma longa lista de links para sítios de interesse para as aulas de ciências nas áreas da oceanografia, geologia e biologia.

>DLES – Digital library for Earth System Education
DLESE - biblioteca digital sobre ciências da Terra – é um recurso de geociências que auxilia o ensino e aprendizagem acerca do planeta Terra.

>US Geological Survey
Este é um sítio muito completo sobre geologia em geral, concebido pelos Serviços Geológicos dos Estados Unidos da América. Disponibiliza um arquivo de imagens e vídeos, sobretudo sobre vulcanologia e sismologia.

>NEPTUNE Project
Este projecto que está a ser desenvolvido nos Estados Unidos por uma equipa de várias instituições, pretende criar um observatório regional no nordeste do Oceano Pacífico. Um conjunto de 3000 km de cabo de fibra óptica circundarão a placa tectónica “Juan de Fuca”. Ao longo daquele cabo serão instalados sensores e colocados ROVs (remotely operated vehicles) que detectarão fenómenos como movimentos tectónicos e erupções submarinas. As imagens serão transmitidas em tempo real através da Internet para laboratórios em terra e para salas de aula. Espera-se que parte da rede esteja operacional em 2007. Este programa oferecerá grandes oportunidades educativas para alunos de todas as idades e para o público em geral. No âmbito do projecto serão também desenvolvidos recursos para uso nas escolas, museus, centros de ciência, etc.

 

"(...) É a primeira vez, nos últimos 30 anos, que se observa um fenómeno deste tipo no Atlântico, e esta será a 2ª missão científica de sempre para o estudo de uma erupção com estas ceracterísticas (...)" (05-04-99, DN)
"(...) as pedras "ocas" que ascendem à superfície, assemelham-se a pipocas a estalar (...)" (07-04-99, Público)
"(...) Aquilo é uma coisa nunca vista, dizem os pescadores (...)" (18-12-98, DN)
"(...) cientistas regressaram ao último vulcão dos Açores. Nunca, o modelo eruptivo deste vulcão havia sido observado, nem descrito na literatura científica (...) (26-09-2002, Público)









Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Creminer/GeoFCUL, Edifício C6, Piso 4,
Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal
Telefone: +351 21 7500000, Fax: +351 21759380
http://creminer.fc.ul.pt
Ultima actualização em 14-06-2005 por Marta Entradas
optimizado para IE4.x/NN7.x 800x600
pwd by nx04.dll [Jorge C. de Sousa]
Naeidor.org WebDesign (c) 2004
static HTML version by HTTRACK free website copier